Domingo, 27 de Março de 2011

Intro

O design encontra-se em toda a história da civilização, e também em toda a história da natureza, esteve e está sempre presente, consciente e inconsciente, desde a pedra lascada, que foi projectada para solucionar um problema, quando o homem no paleolítico respondia às necessidades de caça, até ao projecto de design na contemporaneidade, desde a estrutura de uma simples pétala, até à mecânica das asas de uma libelinha. Tendo em conta os imensos e variados estudos para melhorar o design e torná-lo sustentável, podemos e aprendemos muito com a natureza.
Tem duas palavras-chave: forma e função (beleza e funcionalidade), estando estas em constante sintonia, a forma depende da função.
Leonardo Da Vinci, é um excelente exemplo do que é o design, realizou trabalhos em diversos campos do conhecimento humano; tendo uma atitude projectual, foi um dos primeiros designers da idade moderna, conjugando criatividade, imaginação, conceito e projecto.
Design é uma permuta cultural e económica, tem objectivos, envolvendo várias profissões. Não é só um objecto novo, por exemplo, mas sim a preocupação para que serve esse mesmo objecto.

tags:
publicado por Nica às 02:19
link do post | ✉ comentários | ★ favorito
 O que é?
3 comentários:
De rogerio franco a 28 de Abril de 2011 às 23:15
Gosto da maneira como colocas em evidencia a relaçao entre o design e a natureza. O exemplo de Leonardo da Vinci sempre é uma boa referência, mas os humanos sempre foram muito inventivos, sendo também isso resultado da influência da natureza sobre os seres vivos, tendo em conta a evoluçao. Além de todos os indicadores que apontaste para definir o projecto, gostava de acrescentar um outro: A ideia. A propria ideia pode ser considerada desde ja tudo o que descreveste, mas refiro-me mais ao impulso que nos leva a criar algo para resolver um problema (funçao).

bonne courage
De Nica a 5 de Maio de 2011 às 00:28
Concordo quando dizes que os humanos sempre foram muito inventivos, encontrar uma solução para qualquer problema já é ser inventivo. A ideia e o impulso estão interligados, embora sejam duas situações distintas, podemos ter o impulso de solucionar um problema e esse mesmo leva-nos a ter uma ideia, ou podemos ter uma ideia inicial e essa dar-nos o impulso de projectar algo.
Obrigada :)
De wkid a 5 de Maio de 2011 às 03:31
Hello From Clearwater Florida USA!
Nice Blog!
Im with the only radio station in the world owned and operated by kids.
Give us a shout: www.wkid967fm.com
Thanks :)

Comentar post






.













online





. Seguir blog via Sapo

. Follow my blog on Bloglovin

. Alojamento SAPO Blogs




. Pesquisa