Terça-feira, 3 de Dezembro de 2013

Antídoto

A minha leitura do ano vai para o livro de José Luís Peixoto: Antídoto, editado em 2003. É uma novela de contos inspirada no universo musical do disco The Antidote (Century Media, 2003) dos Moonspell. São palavras que entram no pensamento e nas emoções.

Descobri o livro numa tarde friorenta deste ano, em que já tinha tirado o resto da tarde para ficar em casa, mas resolvi sair e passear. Dei por mim já estava dentro daquela livraria, porque os pensamentos às vezes levam-me a esse lugar, entrei à procura deste livro que desconhecia e que ainda não sabia que o ia comprar, descobri-o na secção de livros de poesia, estava disposto juntamente com livros de bolso e livros intensos, lembro-me de estar a olhar para cada livro da estante, em que o Antídoto, e sem o conhecer, cativou-me pelo nome e pelo autor. Quis assim comprar estas 87 páginas que me despertaram o interesse pela breve leitura ainda dentro da livraria. Recomendo pelas palavras e viagens de cada conto.

 

Cito Fernando Ribeiro (Moonspell): "...nesta mistura de veneno e antídoto, de horror e beleza, sem forma, limites ou condições, existe um espírito que espalha um eclipse, que volta as costas à encruzilhada, que depois das nuvens é o medo, que debaixo da pele é o medo."

 

Cito José Luís Peixoto: "Como sangue, somos lágrimas. Como sangue, existimos dentro dos gestos. As palavras são, tantas vezes, feitas daquilo que significamos. E somos o vento, os caminhos do vento sobre os rostos."

 

Participação no desafio: As vossas leituras de 2013, promovido pelo SAPOblogs.

tags:
publicado por Nica às 21:39
link do post | ✉ comentários | ★ favorito
 O que é?
2 comentários:
De Rogerio Franco a 9 de Janeiro de 2014 às 19:36
E foi boa a leitura? Que pena tenho de nao ter tempo para a leitura. Vou lendo aqui e ali textos, como este teu, que me dao a conhecer-vos, mas actualmente dedico-me à poesia da pintura.
De Nica a 10 de Janeiro de 2014 às 12:46
Foi interessante, mas ainda não li todos os contos...

Comentar post






.













online





. Seguir blog via Sapo

. Follow my blog on Bloglovin

. Alojamento SAPO Blogs




. Pesquisa